sábado, 12 de janeiro de 2019

5 dicas para ter sucesso na implementação BIM em seu escritório

A necessidade de evolução dos métodos de projeto é uma demanda crescente e urgente. Mas como é possível tornar esse processo de transição simples e bem-sucedido? Quais são os passos que o empreendedor deve tomar para implementar o BIM em seu escritório? Para tentar responder a essas perguntas, aqui estão 5 dicas para te ajudar a ter sucesso na implementação BIM em sua empresa.



Olá, sou Paulo Ferreira, arquiteto e criador do blog Studio Ark5, e hoje gostaria de compartilhar com você 5 dicas que são frutos da minha experiência com o BIM. No começo de 2018, tive a oportunidade de estar trabalhando (estou lá até hoje) em uma empresa que estava investindo em mudanças de processos. Uma dessas se referia à adoção de um software BIM, nesse caso o Revit, para o desenvolvimento de projetos executivos e detalhamentos técnicos. A partir dessa experiência, reuni aqui 5 pontos essenciais para uma implementação BIM bem-sucedida.

#1 - Invista em computadores e licenças


Dependendo do tipo e da escala de projeto que seu escritório desenvolva, você precisará investir em computadores melhores. Esse investimento é necessário pois softwares como o Revit exigem muito da máquina e, se o computador não for bom o suficiente, poderá ocorrer travamentos e erros de processamento. 

O ideal é não fazer um grande investimento inicial, mas sim ir adquirindo os equipamentos gradativamente, até o processo de implementação ser concluído. Para se ter uma ideia de preço, você pode visitar sites especializados como a RAZOR.

Em relação às licenças, inicie com os trials que são geralmente de 30 dias. Nunca use softwares crackeados. É mais barato comprar a licença do que pagar a multa.

#2 - Contrate um BIM Manager


Para que a implementação BIM funcione, é necessário ter um plano de ação, um roadmap bem definido. E todo plano precisa de um líder. O BIM manager (ou gerente BIM, se preferir) é a pessoa responsável pela coordenação de tudo o que vai ser posto em prática no escritório, desde treinamentos a desenvolvimento de templates (Algumas empresas maiores ainda contam com o BIM Coordinator e outros cargos afins). 

O gerente BIM não precisa necessariamente ser um arquiteto ou engenheiro, desde que domine muito bem o software escolhido e os métodos de implementação e fluxos de trabalho BIM. Ter experiência na área de atuação da sua empresa facilitará o processo. você também pode designar essa atividade para alguém que já trabalhe na empresa, desde que ele se encaixe nos requisitos acima. 

#3 - Reserve um horário para o treinamento da equipe


Se você quer ter um controle do aprendizado de sua equipe, separe, juntamente com o BIM Manager, um horário diário do expediente para treinamentos. Não encare isso como tempo perdido, mas sim como um investimento na sua equipe. Acredito que 40 a 60 minutos é o suficiente para uma boa aula. 

#4 - Separe um tempo para o desenvolvimento de templates


Os softwares BIM são pensados de maneira geral, a fim de atender a todos. Por isso, para que você possa iniciar seus projetos, vai precisar de um template, que consiste em um arquivo base com toda a padronização gráfica do seu escritório e outras configurações. Criar esse template leva um bom tempo, o qual deve ser levado em conta na hora de planejar prazos referentes à implementação BIM. 

#5 - Desenvolva um projeto base


Essa dica aqui talvez seja a mais importante desse post, pois vai te ajudar a reduzir a possibilidade de erros durante o desenvolvimento dos futuros projetos em BIM. 

O ideal é que antes de iniciar um projeto utilizando a nova tecnologia, você faça um teste. Selecione uma parte da equipe e escolha um projeto que já foi feito anteriormente. Dessa forma você poderá perceber como se dará todo o processo de modelagem e detalhamento, e avaliar o desempenho da sua equipe. Lembre-se: o processo de mudança é lento, então não seja tão exigente com o seu time!

Então é isso, espero que essas dicas possam te ajudar e, se esse conteúdo te gerou algum valor, peço que compartilhe com mais alguém. Obrigado e até o próximo post.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Studio Ark5
Maira Gall