sábado, 22 de dezembro de 2018

Como organizar as vistas do Navegador de Projeto do Revit



Olá, meu nome é Paulo Ferreira e hoje vou te mostrar como você pode personalizar o agrupamento das vistas do seu Navegador de Projeto e, dessa forma, criar sua própria organização. Para que possamos separar as vistas do projeto de forma personalizada, criando marcadores, como ARQUITETURA, MODELAGEM, DETALHAMENTO, etc, precisamos criar um parâmetro de projeto e atribui-lo a cada vista. Após a criação do parâmetro, configuraremos o Project Browser (Navegador de Projeto) para agrupar as vistas de acordo com o valor desse parâmetro. Vamos ao passo a passo!!



Criando o Parâmetro de Projeto para as vistas


1 - Acesse a Janela dos Parâmetros de Projeto. 
Vá em Manage > Settings > Project Parameters



2 - Na janela, clique em Add..
3 - Preste bastante atenção agora! Na Janela que aparecerá, você configurará o Parâmetro. Siga as instruções da imagem abaixo:
Mude o nome do parâmetro, o tipo, e o atribua a categoria de View (Vistas). Lembre-se de verificar se o parâmetro está de instância (Instance). As outras configurações permanecem do mesmo jeito. Selecione OK. 

Agora, em qualquer vista que você for, poderá ver o parâmetro ETAPA nas Propriedades. 



Configurando o Navegador de Projeto


1 - A parte mais complicada está feita. O próximo passo é configurar o Navegador de Projeto. Para isso, clique com o botão direito em Views (all) e selecione a opção Browser Organization...


2 - Na janela que aparecerá, clique em New
3 - Dê um nome para as configurações das Vistas

Em Grouping and Sorting, faça as devidas configurações de acordo com a imagem abaixo. Na parte de Agrupamento, queremos que o Project Browser separe as vistas, primeiramente, de acordo com o texto do parâmetro criado, e depois por Tipo de Família, ou seja, Plantas Baixas, Plantas de forro, Elevações, Cortes, etc.

Selecione OK. 

Antes de sair da Janela do Browser Organization, perceba que as configurações que acabamos de criar não estão habilitadas ainda. Para faze-lo, basta marcar a caixa ao lado do nome que você escolheu. No meu caso, será o Studio Ark5. 





























Pronto!!! Agora você precisa atribuir os textos para cada Vista. No arquivo que estou utilizando, selecionei várias vistas e, no parâmetro de ETAPA, digitei a nomenclatura desejada, nesse caso, ARQUITETURA. É só ir selecionando as vistas e colocando o nome que você quiser para que o Project Browser se ajuste ao agrupamento. 



Lembre-se, caso você não tenha atribuído nenhum nome ao parâmetro de alguma vista, ela ficará na parte onde há as "???". Quando você criar uma vista nova, ela irá automaticamente para esse local, visto que ainda não apresenta nenhuma nomenclatura. 


Espero ter te ajudado! Qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários que ficarei muito feliz em responder. Até o próximo post!! 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Studio Ark5
Maira Gall