sábado, 21 de outubro de 2017

10 music videos que dão destaque à Arquitetura


Olá pessoal, tudo bem? Hoje gostaria de compartilhar com vocês os melhores vídeos musicais que, de alguma forma, valorizam a arquitetura e o design. Música também é uma arte e, quando as diferentes artes se unem, o resultado é incrível! Confira a lista!


1 – The Chemical Brothers – Go

The Chemical Brothers é uma dupla do Reino Unido já consagrada no mundo da música eletrônica e psicodélica. No vídeo de ‘Go’, eles trazem um grupo de mulheres que dançam e passeiam de forma robótica por uma paisagem de edifícios brutalistas localizados em Paris e projetados por Henri Pottier and Raymond Jules Lopez.



2 – Solange – Cranes in the Sky



Solange Knowles (irmã de Beyoncé Knowles) é uma cantora e compositora americana que compõe músicas mais conceituais. No vídeo da música 'Cranes in the Sky', as paisagens e os detalhes arquitetônicos se relacionam diretamente com a performance da cantora. Podemos vê-la cantando em edifícios de Steel Frame, escadarias, nas belíssimas montanhas do estado do Texas e, para nossa surpresa,  na famosa Steel House do artista americano Robert Bruno.





3 – Aaliyah – Are you that somebody?



De acordo com o site Architizer, o responsável pelo projeto do cenário presente nesse vídeo foi ninguém menos que Frank Gehry. Acho que eu não preciso falar mais nada.




4 – Beyoncé – Formation



Beyonce dispensa apresentações e esse vídeo provavelmente é o mais popular dessa lista. Nele podemos encontrar diversas construções de Nova Orleães e de Luisiana, entre elas a Madewood Plantation House, projetada por Henry Howard. O interessante dessa construção é que ela é considerada uma das obras mais importantes do movimento conhecido como Greek Revival (Renascimento Grego), que ocorreu entre os séculos 18 e 19 nos Estados Unidos e em parte da Europa.
 
  


5 – Mallu Magalhães - Você não presta


O vídeo da música segue Mallu e um grupo de dançarinos em diferentes ambientes. O minimalismo e a simplicidade dos cenários chamam atenção e a escolha de fazer cenas mais lentas nos permite contemplar detalhes e singularidades das construções.
 
  



6 – Julianna Barwick – Nebula

Julianna Barwick é uma cantora ambientalista, ou seja, em outras palavras, compõe suas músicas usando sons eletrônicos e repetições. O vídeo da música Nebula mostra a Glass House, projetada por Phillip Johnsson e que, atualmente, funciona como um museu. As cenas são lentas e fazem o uso da iluminação para revelar características da construção que, progressivamente, vai aparecendo no video como se estivesse sendo revelada para o expectador. Simplesmente uma experiência visual arrebatadora para quem é amante de Arquitetura.
 
  


7 – Drake – Hotline Bling

Drake é um dos maiores rappers da atualidade e seu clipe mais famoso merece destaque não apenas pela música em si, mas pela escolha dos cenários. O vídeo mostra o rapper em diversos espaços conceituais que apostam no minimalismo e nas formas puras, contando com uma iluminação com muitos efeitos e contraste de cores.  

  


8 – Omi Palone – Architecture

O conceito do clipe se baseia na apresentação da Arquitetura brutalista de Londres de forma estática, utilizando imagens em preto e branco. 

  


8 – Coldplay – Up&Up

Sinceramente, eu não tenho palavras para descrever a sensação que esse vídeo passa para o expectador. Além de dar destaque à edificações e lugares, há um contraste de várias cenas do cotidiano, nos deixando sem palavras. Loucura para alguns, genial para outros, isso é Coldplay...
 


10 – The Weeknd – Secrets



Esse aqui é o meu favorito da lista. O vídeo se passa no interior de um edifício onde o vermelho se encontra com o branco, criando um contraste, no mínimo, interessante. A riqueza de detalhes do ambiente faz que com que possamos ter uma visão clara de onde os personagens estão e de como tudo foi projetado. A posição das câmeras e a forma como as cenas foram gravadas nos fazer ter percepções diferentes a cada momento, sem nos perdermos ou ficarmos confusos. Um  vídeo extremamente singular, que transcende a arte da música e se torna uma grande obra de arte. 
 
  


Se esse conteúdo te gerou algum valor, peço que compartilhe e deixe nos comentários sua opinião sobre o post. Muito obrigado e até a próxima!!! 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Studio Ark5
Maira Gall